Fundação Promon > Quem Somos > Planos de Benefício

Planos de Benefício

A Fundação Promon Previdência Social (FPPS) atualmente administra dois planos de previdência complementar: o MultiFlex, na modalidade contribuição definida, e o Plano Promon BásicoPlus, tipo benefício definido.

Disponível para todos os profissionais admitidos pelas empresas do Grupo Promon a partir de 2005, o MultiFlex é um plano de quotas, cujo valor dos benefícios futuros resulta de quatro variáveis:

• contribuições mensais depositadas pela empresa patrocinadora em contas individuais de cada participante
  • contribuições efetuadas pelo próprio participante
  • rendimentos financeiros vinculados às aplicações
  • prazo de acumulação e usufruto de valores

As patrocinadoras efetuam depósitos mensais em contas individualizadas correspondentes a 5% do salário nominal de cada participante. Adicionalmente a esta contribuição regulamentar, é facultado à Patrocinadora fazer contribuições adicionais calculadas como um percentual do salário ou um percentual da contribuição do participante.

Os participantes podem acelerar o crescimento de sua poupança no plano aportando livremente suas próprias contribuições, com opções para fazê-lo mensalmente ou esporadicamente.

As quotas do MultiFlex são rentabilizadas por meio de investimentos realizados no mercado financeiro, obedecendo aos parâmetros legais e ao estabelecido na Política de Investimentos do Plano.

Os benefícios assegurados pelo plano MultiFlex tanto para os participantes assistidos como para os beneficiários são:
  • Aposentadoria normal
  • Aposentadoria antecipada
  • Aposentadoria por invalidez
  • Pensão por morte
  • Pecúlio por morte

Na hipótese do desligamento do participante da empresa patrocinadora antes de atingir as condições requeridas pelo plano para obter o benefício de aposentadoria, e após cumprir as carências cabíveis, o participante tem a possibilidade de escolher entre quatro opções (“institutos”) a ele oferecidas: Benefício Proporcional Diferido, Autopatrocínio, Portabilidade e Resgate.

Investir no Plano MultiFlex traz diversas vantagens ao participante. Veja algumas delas:
  • Devido ao volume de capital reunido pelo MultiFlex, os participantes têm acesso a tipos de investimentos e taxas inacessíveis para o investidor comum.
  • Obter menores taxas de administração em relação à cobrada em investimentos similares oferecidos por bancos e corretoras.
  • A taxa administrativa cobrada é suficiente para cobrir os custos, visto que a Fundação Promon é uma entidade sem fins lucrativos.

Além disso, as contribuições equivalentes até 12% do salário são deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda.

O outro plano administrado pela FPPS é o BásicoPlus, encerrado para novas adesões desde 2005. As contribuições são feitas pelos participantes e pelas patrocinadoras na medida necessária para garantir os benefícios. O plano faz suas aplicações seguindo sua Política de Investimentos, estruturada a partir de estudos de ALM (Asset Liability Management) que consistem em correlacionar os ativos constantes da carteira do Plano com o fluxo de pagamento dos recursos futuros de seus participantes.

As receitas e despesas administrativas do plano Promon MultiFlex e plano Promon BásicoPlus, referentes aos seus gastos com a gestão previdencial e de investimentos ficam registradas no Plano de Gestão Administrativa (PGA), o qual possui regulamento e balanço próprios, além de ter seus recursos financeiros aplicados conforme sua própria política de investimento.