02/02/2017 – Dia Nacional do Aposentado | uma data muito especial

Anualmente, a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), o Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e o Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp) promovem em São Paulo a tradicional cerimônia comemorativa do Dia do Aposentado (24 de janeiro). Neste ano, o evento foi realizado em 26 de janeiro, na Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), e contou com aproximadamente 200 convidados do setor de previdência privada, incluindo os 62 homenageados de 2017.

A cerimônia realmente foi muito especial principalmente por ter a presença dos homenageados indicados pelas entidades fechadas para representar todos os seus participantes assistidos. Para a ocasião, a Fundação Promon de Previdência Social convidou Rita Amaral para receber as homenagens e representar os 744 participantes assistidos da entidade.

Rita Amaral fez parte da comunidade Promon por 30 anos, iniciando sua trajetória na empresa em 1977 e com aposentadoria em 2007. Formada em Secretariado Executivo Bilíngue pela Fundação Armando Álvares Penteado, ela atuou como secretária do Centro de Tecnologia Promon; da Gerência de Desenvolvimento de Negócios em Sistemas; da área de Edificações e Obras Públicas; do Grupo-Tarefa do Metrô de Bagdá e da Assessoria da Diretoria. Nesta última, secretariou o diretor-presidente Carlos M. Siffert, até o fim de seu mandado, e o diretor-presidente Luiz E. Gemignani. Além disso, Rita ainda foi a secretária responsável pelo Comitê de Desenvolvimento das Secretárias – CDS e, posteriormente, passou a atuar na área de Comunicação como Assistente de Comunicação, cargo em que atuou até sua aposentadoria.

Para ela, receber a homenagem da FPPS foi um momento de emoção. “Como meu primeiro e único emprego, sempre considerei a Promon como minha segunda casa. Tive o privilégio de aprender muito com as minhas chefias, com os meus mentores formais e informais, com os colegas e sinto muitas saudades de todos os amigos que aí deixei. Agradeço de todo o coração pelo convite”, contou.

No entanto, apesar de não mais atuar na Promon há dez anos, para Rita a sensação de pertencimento à companhia não se apagou. “Sinto como se ainda fizesse parte da comunidade promoniana. E, de certa maneira, ainda faço”. Aos jovens promonianos, inclusive, ela dá um conselho: “Tenha a previdência privada como um investimento para o futuro. Investir em nós mesmos, principalmente como participante de uma fundação de previdência com a seriedade, ética, transparência e competência da Fundação Promon de Previdência Social, é, sem dúvida, uma decisão acertada”.

Segundo Rita Amaral, é por ter optado pela previdência privada, sendo participante assistida do plano BásicoPlus da FPPS, que pôde escolher morar fora de São Paulo, na Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier, que faz parte da Serra da Mantiqueira e do município de São José dos Campos (SP). Para ela, atividades não faltaram nesses últimos anos, nos quais pôde utilizar muito das habilidades e conhecimentos adquiridos na Promon em atividades voluntárias. Um exemplo disso, é sua participação no “Projeto Protegendo as Águas”. Nele, Rita formou a Imprensa Jovem, ação na qual conduz oficinas de Comunicação para jovens do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio. Ao receberem orientações sobre texto, foto e vídeo, esses jovens podem trabalhar como repórteres do projeto e, assim, assimilar de maneira leve e lúdica os conceitos de sustentabilidade e de preservação natural. O projeto é realizado pela da Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier – Associação Amigos da Biblioteca com patrocínio da Petrobras.

Sobre o Dia do Aposentado

A lei que criou o Dia Nacional dos Aposentados foi instituída pelo Congresso Nacional, por iniciativa do então deputado federal Benedito Marcílio. Essa data foi escolhida porque em 24 de janeiro de 1923, foi assinada a lei Eloy Chaves, que na época, criava a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, que deu origem ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).