Fundação Promon > Informações Financeiras

Informações Financeiras

A FPPS em 2022

Fundada em 1975, a Fundação Promon de Previdência Social (FPPS) é a mais antiga entidade fechada de previdência complementar patrocinada por empresa do setor privado em atividade no país.

Contando com investimentos totais de seus dois planos previdenciários na ordem de R$ 1,8 bilhão no fim de 2022, a entidade vem, ao longo de sua trajetória, contabilizando realizações importantes e cumprindo seu objetivo de apoiar seus participantes a conquistar tranquilidade e bem-estar financeiro no pós-carreira. Os resultados financeiros acumulados, conjugados ao elevado nível de satisfação entre seus participantes, atestam a solidez e a eficácia da entidade no cumprimento deste propósito.

Em 2022, a entidade pagou R$ 135,2 milhões em benefícios aos seus 756 participantes assistidos, montante que inclui a distribuição de excedentes de superávit pelo plano Promon BásicoPlus, além de 20,8 milhões em institutos do tipo portabilidade e resgate. Recebeu contribuições previdenciárias no valor de R$ 22,4 milhões de seus 1.485 participantes ativos e autopatrocinados.

No total, ainda que muitos funcionários desligados das empresas patrocinadoras ao longo do ano tenham optado por permanecer como autopatrocinados ou vinculados à Fundação, a entidade finalizou o período com 2.351 participantes, uma redução de cerca de pouco mais de 5% em comparação ao ano anterior.

A partir da introdução do modelo de repique de contribuições das patrocinadoras do plano Promon MultiFlex em 2021, que foi uma importante medida na direção da modernização das regras do plano e da conscientização dos participantes na formação de suas reservas com a Fundação Promon, a adesão automática dos novos funcionários das empresas patrocinadoras à FPPS deixou de vigorar, passando a prevalecer, então, a necessidade de convencimento no processo de adesão dos novos profissionais das empresas patrocinadoras. Nesses dois anos sob a nova regra, a Fundação tem aprimorado sua abordagem no sentido de tornar seus distintos atributos percebidos pelos novos participantes em potencial. O índice de adesão dos funcionários contratados pelas empresas patrocinadoras ao longo desse período tem crescido e atingiu 40% ao fim de 2022.

Soma-se ao desafio de conquistar novos participantes o contínuo esforço da Fundação Promon em conscientizar os participantes do plano Promon MultiFlex acerca de seu protagonismo na acumulação de uma reserva financeira robusta ao longo do tempo, para o qual tem obtido reconhecido sucesso: ante ao engajamento de 50% de participantes ativos que faziam alguma contribuição previdenciária ao plano em dezembro de 2020, a entidade alcançou a expressiva marca de 80% de seus participantes ativos engajados com contribuições ao fim de 2022. Nesse trabalho, além do apoio fundamental das patrocinadoras do plano, destacam-se os vídeos didáticos produzidos pela FPPS, que integram a série “Vem com a Gente”, com excelente repercussão entre o público-alvo.

Em um ambiente especialmente desafiador para a gestão dos investimentos, que aflige os mercados financeiros do Brasil e do exterior pelo menos desde a deflagração da pandemia de Covid-19 em 2020, a Fundação Promon se manteve firme e atenta na condução de seus investimentos, procurando ajustar suas carteiras às condições dos mercados, porém sem perder de vista a estratégia definida nas políticas de investimentos de seus planos de benefícios.

Ao longo de 2022, a FPPS implementou importante realocação dos ativos financeiros no plano Promon BásicoPlus, aproveitando a elevação das taxas de juros no Brasil para, dentro das limitações impostas pela legislação e com base em estudos técnicos de alocação, encorpar sua carteira de títulos públicos com marcação a vencimento (“marcação na curva”) em substituição a outros investimentos com maior risco de mercado. Ao fim de 2022, a rentabilidade líquida de 10,29% acumulada pelo plano BásicoPlus, embora ligeiramente abaixo da meta atuarial no ano, de 10,55% (IPCA + 4,50%), permitiu o registro de um superávit técnico de R$ 149,9 milhões, ainda maior do que o do ano anterior.

No plano Promon MultiFlex, reconhecendo o conjunto de participantes com diferentes idades, expectativas, tolerância a risco e objetivos de vida e de carreira, a Fundação deu mais um passo muito significativo na direção da modernização do plano e, após período de incubação e desenvolvimento do modelo a ser oferecido – e, principalmente, após ampla campanha de comunicação aos participantes do plano –, passou a oferecer, a partir de outubro de 2022, opções de perfis de investimentos à livre escolha dos participantes.

Uma das preocupações da Fundação Promon no lançamento desses perfis foi manter a estratégia inicial de investimentos do Plano Promon MultiFlex como uma alternativa de continuidade para aqueles que preferissem preservar a trajetória de diversificação adotada pelo plano ao longo dos anos. Portanto, essa estratégia original de investimentos do MultiFlex continuou, mas com o nome de Perfil MF2. E, de fato, a grande maioria

dos participantes optou por seguir dessa forma, tendo o MF2 mantido um patrimônio de R$ 596,7 milhões, equivalente a 73% dos recursos totais do plano. Assim, o MF2, o único perfil que teve vigência durante todo o ano, obteve rentabilidade de 5,07% em 2022, ligeiramente abaixo da inflação do período, que foi de 5,78%, evidenciando o ambiente desafiador para os investimentos do último ano.

A Fundação segue avançando em tornar seu ambiente cada vez mais eficiente e digitalizado. Além das funcionalidades de adesão on-line e de ambientação à distância de novos participantes, em 2022 foram implantadas ferramentas visando dotar os participantes de maior autonomia nas interações com a Fundação: o autosserviço para alteração do percentual de contribuição previdenciária mensal à FPPS e para atualizações cadastrais. Seguem em desenvolvimento, com finalização prevista para os próximos meses, um novo website institucional da Fundação Promon e um novo portal do participante (área restrita), que trarão aos participantes ainda mais autonomia e praticidade na solução on-line e a qualquer momento de muitas questões que, atualmente, dependem do contato com a equipe da Fundação e, portanto, limitadas à jornada de trabalho.

E, em se tratando de eficiência e digitalização, em 2022, a Fundação Promon, ainda que tenha intensificado a presença de toda a equipe no escritório, manteve seu formato de trabalho em regime híbrido, amparado em tecnologias colaborativas que se mostraram eficazes na manutenção da qualidade de relacionamento com seus participantes.

A Fundação também deu continuidade à evolução de seus controles internos associados à gestão de riscos da entidade. Em 2022, passou por uma revisão robusta da avaliação dos riscos de seus processos, dando prosseguimento ao plano de melhorias contínuas, com apoio de consultoria externa especializada.

Todo esse trabalho vem merecendo o reconhecimento dos participantes dos dois planos administrados pela entidade. A pesquisa realizada anualmente com os participantes demonstrou, em uma escala de zero a dez, um grau de satisfação com a Fundação na ordem de 9,0, nota que vem se mantendo nesse elevado patamar nos últimos anos.

Alinhada à sua tradição, a FPPS, por meio do envolvimento de seus profissionais nos comitês técnicos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), nas reuniões do Grupo de Profissionais de Fundos de Pensão (GPFP) e na diretoria da Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado (Apep), segue contribuindo para o desenvolvimento do setor de previdência complementar no Brasil.

A entidade mantém-se, assim, viva e inovadora, administrando com solidez, rigor e transparência os recursos de seus planos previdenciários e fazendo-se sempre presente, fiel ao propósito que inspirou sua criação: ser um parceiro para auxiliar a viabilização de um pós-carreira mais tranquilo para seus participantes.