Fundação Promon > Informações Financeiras

Informações Financeiras

A FPPS em 2016

Mais antiga entidade fechada de previdência complementar patrocinada por um grupo privado do país, com 41 anos de existência, a Fundação Promon de Previdência Social (FPPS) encerrou 2016 contabilizando realizações importantes, desde o bom desempenho de seus planos aos avanços nas ações de comunicação e de educação financeira e previdenciária dos participantes, além de iniciativas que reforçaram suas práticas de compliance.

Apesar do turbulento ambiente econômico nacional, os dois planos administrados pela FPPS registraram resultados positivos em 2016 e encerraram o exercício contando com ativos totais na ordem de R$ 1,47 bilhão.

O plano Promon MultiFlex, da modalidade contribuição definida, encerrou o ano com ativos financeiros da ordem de R$ 656 milhões e apresentou uma rentabilidade de 16,4%, acima do CDI, seu benchmark, que ficou em 14,0%, e muito acima da inflação oficial de 6,3%, medida pelo IPCA. A despeito do cenário econômico adverso, o bom desempenho do plano no período demonstra o acerto de uma série de adequações promovidas na carteira de investimentos ainda em 2015.

O plano Promon BásicoPlus, da modalidade benefício definido, que teve suas adesões encerradas em 2005, registrou ao final de 2016 ativos totais de R$ 817 milhões e um superávit técnico de R$ 184 milhões, o que possibilitou o registro de uma reserva de contingência de R$ 118 milhões e de uma expressiva reserva especial, de quase R$ 66 milhões. Como determina a legislação, esse excesso do superávit sobre a reserva de contingência foi transferido para um fundo previdencial de revisão de plano.

Será proposto ao Conselho Deliberativo um plano de destinação integral dessa reserva, a ser submetido à aprovação do órgão fiscalizador dos fundos de pensão. O plano atingiu uma rentabilidade de 12,7% no ano, aproximadamente igual à sua meta atuarial de 12,8%. O maior destaque do plano continua sendo sua sólida capacidade de atender os compromissos futuros de pagamento de benefícios.

Finalizamos 2016 com 2.581 participantes: 546 no plano BásicoPlus, e 2.035 no plano MultiFlex. Ao longo do ano, a FPPS pagou aos seus 745 assistidos benefícios previdenciários da ordem de R$ 86,3 milhões e recebeu contribuições no valor total de R$ 17,0 milhões para seus participantes ativos e autopatrocinados.

A Fundação continuou a se dedicar a consolidar seu sistema e seus processos de controle interno e de gestão de riscos. As avaliações de risco realizadas no ano não registraram nenhum risco significativo para a FPPS e seus planos.

Cultivar um relacionamento mais próximo com os participantes, com iniciativas agregadoras de valor, foi outro item importante da agenda de iniciativas da Fundação, que investiu na revitalização de seus canais de comunicação. Ao longo de 2016, a FPPS deu prosseguimento a campanhas de esclarecimento de tópicos previdenciários para os profissionais de suas patrocinadoras e lançou um website com o seu Programa de Educação Previdenciária e Financeira, tendo como público-alvo, na fase inicial, os participantes ativos. São notícias, vídeos, cursos, dicas e textos que abordam temas como finanças pessoais, orçamento doméstico, classes de investimentos e previdência, entre outros. Para 2017, a ideia é disponibilizar o website para todos os demais participantes.

Por fim, entre as novidades do ano, vale citar a disponibilização de um aplicativo que permite ao participante acessar, a partir de seu celular, informações de seu interesse como saldos, contribuições, rentabilidades e benefícios.

A FPPS segue engajada em organizações que contribuam para o desenvolvimento do setor, mantendo representantes em alguns fóruns da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e contando com a participação de um de seus executivos na direção da Associação dos Fundos de Pensão de Empresas Privadas (Apep).

Em 2017, a expectativa de continuação de alguma volatilidade nos mercados de renda fixa e variável – embora em um momento mais favorável de queda da inflação e das taxas de juros – ainda inspira cautela na escolha dos investimentos das entidades de previdência complementar, e com a Fundação Promon não será diferente.

A Fundação planeja iniciar estudos para evoluir o plano MultiFlex, visando adequá-lo aos novos perfis de participantes e patrocinadoras. De um lado, o plano conta com um número expressivo de assistidos, com um significativo volume de reservas; de outro, tem um contingente de participantes mais jovens e com reservas menores.

O propósito de todas essas iniciativas é aquele que inspira as atividades da Fundação: ser uma entidade a serviço de seus participantes, seja administrando com rigor, eficiência e transparência seus planos previdenciários, seja estimulando o planejamento da aposentadoria e a formação de reservas que possam assegurar um futuro financeiramente mais tranquilo.