Dia do Aposentado | Um dia especial de homenagens

Dia 24 de janeiro, foi comemorado o Dia Nacional do Aposentado com direito à tradicional cerimônia da Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, realizada um dia antes (23/1), em celebração desta data especial. A solenidade oficial contou com mais de 200 convidados em São Paulo. No evento, foram discutidas algumas temáticas relevantes ao público dessas entidades como o aumento da longevidade da população, além de contar com palestras de Luís Ricardo Marcondes Martins, diretor presidente da Abrapp; e do médico e gerontólogo Alexandre Kalache.

O diretor presidente da Abrapp apresentou números do sistema que indicam o pagamento anual de R$ 60 bilhões em benefícios para cerca de 870 mil assistidos pelas entidades da associação. "É um sistema que deu certo, com blindagem e Compliance na gestão dos recursos. Além da proteção social, temos capacidade de investir na macroeconomia, aplicar os ativos em projetos de infraestrutura de longo prazo", afirmou Martins. Segundo o IBGE, o Brasil tem hoje 14,2% de sua população aposentada, o que significa 50 milhões de pessoas.

Como também faz parte dessa tradição anual, o evento ainda contou com uma homenagem a cerca de 70 assistidos de entidades fechadas. Representando os mais de 750 participantes assistidos da Fundação Promon, quem recebeu a homenagem foi Ronan Ayer de Oliveira, de 72 anos. "Me senti muito emocionado e honrado com o convite feito pela Fundação Promon. É um privilégio ser convidado para representar todos os meus colegas assistidos nesta data tão especial. A Fundação Promon é uma entidade séria, íntegra e muito bem administrada por seus profissionais, que são altamente competentes e capacitados para o que fazem. Sinto-me muito seguro com a Fundação", disse Ronan.

A trajetória desse profissional, na Promon São Paulo, começou em 1975, como engenheiro na área de Edificações, onde se dedicou ao desenvolvimento de sistemas para agilizar processos de cálculo em projetos do metrô. Já em 1978, trabalhou no escritório da Promon, no Rio de Janeiro, no projeto da linha 1 do metrô da capital fluminense, desde os estudos de viabilidade até a construção dos túneis e estações, no prolongamento da linha 1, de Botafogo para Copacabana e Ipanema.

Ronan deixou a Promon em 1983, quando por dois anos trabalhou nos projetos das ferrovias da Soja e do Aço, pela empresa Themag Engenharia e, depois, lecionou na Escola de Engenharia de Lins, atual Centro Universitário de Lins – UNILINS, sendo também gerente do Centro de Processamento de Dados. Mas a distância de São Paulo durou pouco e em 1985 o profissional retornou à Promon, com atuação em projetos de Edificações e Obras Públicas como os metrôs de Bagdá, de Salvador, da linha da Paulista - cujo empreendimento bateu o recorde de escavação de 8 metros/dia para 40 metros/dia -, além de outras linhas do metrô de São Paulo, túneis viários, viadutos e pontes, inclusive a concepção e projeto básico da ponte estaiada sobre o Rio Pinheiros, no Consórcio Julio Neves-Promon, e por fim na duplicação da Ferrovia dos Carajás. Considera muito importante o trabalho na fiscalização das obras dos CIACs – Centro Integrado de Apoio à Criança.

Durante sua trajetória profissional, Ronan foi gerente de engenharia, de projetos, de operações e de empreendimentos, aposentando-se em 2008. E não parou por aí, afinal Ronan retornou à Promon, em 2014, como consultor para o projeto da linha 6 do metrô de São Paulo. Assim, ele completou sua participação nos projetos das linhas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 do metrô de São Paulo.

Atualmente, Ronan se dedica à leitura, reuniões com ex-colegas, viagens, reforma e manutenção de residências, bem como, claro, à orientação de seus dois filhos, que são profissionais de Arquitetura e Administração de Empresas, e à orientação de jovens amigos engenheiros. É, aliás, aos jovens em geral que esse profissional direciona uma mensagem: "Aconselho os jovens profissionais que invistam no Promon MultiFlex, um plano de previdência cuja performance é excelente. Jovens, invistam quanto antes para ter um pós-carreira mais tranquilo. Tenham certeza de que o pós-carreira irá chegar um dia".