01/04/2015 - Fundação Promon pretende ampliar investimentos no exterior

A Fundação Promon, entidade fechada de previdência patrocinada por dez empresas do Grupo Promon, pretende elevar exposição em fundos de investimento no exterior este ano. Hoje, o plano de contribuição definida (Multiflex) já possui 1,3% do patrimônio alocado em dois veículos de ações globais, fatia que tende a chegar ao limite de 2% previsto na política de 2015. No total, a fundação possui R$ 1,27 bilhão sob gestão.

De acordo com o diretor da fundação Mário Sérgio Ribeiro, a estratégia tem como objetivo diversificar a carteira regionalmente, visto que a renda variável no Brasil não tem apresentado bom desempenho. A bolsa doméstica, inclusive, foi um impeditivo para que a entidade batesse a meta no ano passado.

Embora se trate de um plano de contribuição definida, o objetivo é bater o CDI. Em 2014, a rentabilidade do plano foi de 10,6%, contra um “benchmark” de 10,80%. O Multiflex encerrou o ano passado com R$ 523 milhões, dos quais 70% estão alocados em renda fixa e 14% em variável. Além de 1,3% investido no exterior, a entidade possui cerca de 4% em empréstimos aos participantes e 11% em fundos estruturados, como multimercados, imobiliários e de participação.

“A bolsa brasileira foi muito mal no ano passado. Só em dezembro apresentou uma queda de 8%. Além disso os juros oscilaram bastante, afetando a renda fixa também”, afirma Ribeiro.

Já o plano de benefício definido (BD) da fundação, o Básico Plus, tem 1,2% investidos em fundos de ações globais. O patrimônio da carteira atingiu R$ 740 milhões em 2014, encerrando o ano também um pouco aquém da meta (INPC + 5%). A rentabilidade foi de 10,70%, contra uma meta de 11,65%. O perfil do plano é um pouco mais conservador. Ao todo, 71% está em renda fixa, 8% em variável, 6,3% em estruturados, 13% em imóveis e 0,2% em empréstimos aos participantes.

Fonte: Investidor Institucional / online
Publicada em 1/4/2015