Uma homenagem especial aos aposentados

No fim de janeiro, a Abrapp, entidade da qual a Fundação Promon é associada, promoveu um evento aberto e totalmente virtual para celebrar o Dia Nacional do Aposentado. Com o tema “Viver mais ou viver melhor?”, o evento trouxe importantes temáticas para discussão, além das palestras de Denise Mazzaferro – Você está preparado para viver 100 anos? – e Gislaine Gil – Memória, como está a sua?

Este ano, a homenageada escolhida pela Fundação Promon para representar os mais de 750 participantes assistidos da entidade, foi Maria Celeste Franco de Siqueira, participante assistida do plano Promon MultiFlex.

Maria Celeste Franco de Siqueira iniciou suas atividades na Promon em julho de 1973 como secretária de planejamento financeiro. Trabalhou como assistente da Unidade Administrativa por vários anos, participando de projetos relevantes, dentre eles o Programa de Desenvolvimento das Secretárias (PDS), que mais tarde se tornaria o Comitê de Desenvolvimento de Secretárias (CDS). Celeste foi responsável pelas secretárias de todos os escritórios da Promon, o que representava aproximadamente 200 profissionais.

Como gerente da Administração, Celeste participou de vários projetos no âmbito corporativo, incluindo a construção do escritório da Promon em São Paulo, na Av. Juscelino Kubitschek, e a montagem de todos os escritórios regionais com a arquiteta Dulce Vianna, dentre outros.

Em 1992 Celeste assumiu o cargo de Superintendente da Unidade de Administração, em 1994 assumiu a área de Recursos Humanos e em 1995 foi promovida a diretora da Administração Geral e Recursos Humanos.

Na diretoria de Recursos Humanos, Celeste conduziu projetos inovadores como a terceirização do departamento pessoal; abertura da pesquisa de salários a todos os profissionais; implantação da política de auto proposição salarial; e consolidação da pesquisa de práticas e Programa de Estágio. Celeste participou de vários outros projetos, com destaque para aqueles desenvolvidos no âmbito social e de voluntariado, com o Comitê de Voluntariado Promon, cujo trabalhos eram direcionados a entidades sociais como a Casa do Zezinho, Creche Mãe do Salvador, Creche Santa Tereza, dentre outras.

Ainda à frente da diretoria da Administração Geral e Recursos Humanos, Celeste participou, durante quatro anos consecutivos, da avaliação da revista Exame para identificar as “100 Melhores Empresas Para Você Trabalhar”, na qual a Promon foi eleita, por várias vezes, a Melhor Empresa para se trabalhar.

Essa profissional dedicada construiu uma carreira bem-sucedida e atribui parte desse sucesso aos seus colegas de trabalho, “minha carreira foi muito rica sob o ponto de vista profissional. Tive colegas maravilhosos na Promon com os quais pude aprender muito. Sinto-me orgulhosa do trabalho que desenvolvi e por ter ao meu lado colegas tão incríveis.”

Em 2001, Celeste se aposentou, mas continuou na Promon, assumindo o comando da diretoria de Relações Comunitárias, além de cuidar da parte cultural da Promon, por meio do Espaço Cultural Promon..

Sempre preocupada em transmitir o espírito de cidadania, Celeste criou em 2002, após se desligar da Promon, a ONG ACAE – Amigos da Criança na Escola com Arte, a qual, com a ajuda de seus familiares e amigos, patrocinava projetos de artesanato, música, dança e passeios culturais para as crianças e adolescentes dos CEIs (Centros de Educação Infantil) Mãe do Salvador e Santa Teresa de Jesus. Em função da pandemia da COVID-19, Celeste encerrou as atividades da ONG em 2020.

Celebrando essa data especial, essa participante assistida da FPPS deixa uma mensagem aos jovens profissionais da Promon e da Logicalis “todos nós precisamos de uma reserva financeira sólida para prover o nosso pós-carreira e todos os projetos que queremos realizar nesta fase. Quando jovens, achamos que temos todo o tempo do mundo, mas não é bem assim! Então, fica aqui o meu conselho: iniciem o quanto antes a sua reserva financeira e saibam escolher a entidade na qual fará isso. Com certeza, posso afirmar que a Fundação Promon é excelente em todos os sentidos. Não só pela seriedade e ética, como também na prestação de serviços e profissionalismo.”

Celeste também deixa uma mensagem para quem está próximo da aposentadoria “defina um ou mais projetos para você se dedicar em sua nova fase de vida. Isso é muito importante para não criarmos estresse desnecessário e facilitar a nossa saída da moldura em que ficamos ao longo de nossa vida profissional.”

Para ver a íntegra da solenidade comemorativa ao Dia do Aposentado 2023, utilize o link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=DjVX9VAqB7A.