02/02/2018 - Dia Nacional do Aposentado | Momento de homenagens e exemplos

O dia 24 de janeiro é muito especial para a Fundação Promon, pois é nesta data que se comemora o Dia Nacional do Aposentado. Como já é tradição, foi celebrado um evento dedicado aos aposentados, com cerimônia comemorativa na Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) em São Paulo (SP).

O encontro, que reuniu cerca de 200 pessoas, é realizado anualmente pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e pelo Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp). Dentre os convidados do setor de previdência privada estavam os homenageados de 53 entidades, incluindo Antônio Mauro Lellis, indicado pela Fundação Promon de Previdência Social para receber as homenagens e representar os 756 participantes assistidos da entidade.

Antônio Lellis começou sua trajetória na Promon Engenharia em 1975, fazendo parte da comunidade promoniana por 25 anos e tendo em seu currículo cargos como gerente de projetos, superintendente da área de Infraestrutura e diretor da área de Energia. Aposentado desde 2000, o Lellis participou de muitos projetos importantes tanto para a história da Promon quanto do País como a Hidrelétrica Três Irmãos (CESP), a Hidrelétrica Corumbá (Furnas), a Hidrelétrica Santa Branca (Light) e a Termoelétrica de Paulínia (Petrobras). Logo após à sua aposentadoria, ele ainda realizou atividades junto a empresas do ramo da Engenharia.

Segundo Lellis, ter sido indicado pela FPPS para receber a homenagem em nome de todos os assistidos da entidade foi um momento de alegria, honra e agradecimento “por ter sido lembrado” para esta ocasião. Ele afirmou ainda que a previdência privada complementar foi um suporte fundamental para sua aposentadoria, mas a preocupação com este momento da vida começou muito antes.

“Desde que comecei a trabalhar, mesmo sendo ainda bem jovem, tive consciência de que o benefício da instituição ‘oficial’ não seria suficiente. Mas na época, não existiam planos de previdência complementar no Brasil”, contou. Lellis entrou na Promon quando começava o processo de criação da Fundação Promon. Quando a entidade foi lançada, o aposentado afirmou ter analisado e aderido à proposta da FPPS. “Em abril de 2000 me aposentei e o resultado que estou obtendo corresponde plenamente à minha expectativa”.

Para ele, a aposentadoria tem sido um período “muito bem aproveitado”, especialmente para desfrutar da companhia dos familiares e dos amigos.

Sobre o setor de previdência privada

De acordo com dados da ABRAPP divulgados no evento do dia 24 de janeiro deste ano, o setor paga cerca de R$ 50 bilhões em benefícios anuais a mais de 750 mil aposentados, além de estar em constante modernização. Para Luís Martins, diretor-presidente da ABRAPP, os atuais participantes dos planos de previdência privada são as pessoas mais indicadas para explicar aos jovens a importância e os benefícios de se planejar e poupar para o futuro.

Sobre o Dia do Aposentado

A lei que criou o Dia Nacional dos Aposentados foi instituída pelo Congresso Nacional, por iniciativa do então deputado federal Benedito Marcílio. Essa data foi escolhida porque em 24 de janeiro de 1923, foi assinada a lei Eloy Chaves, que na época, criava a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, que deu origem ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).